Uma questão de perspectiva
(O ficheiro é pesadote. Mas vale a pena ver)

Estudo confirma...

(nem de propósito) ...o que tenho vindo a repetir aos m/ alunos:

«European Union.
International study indicates multilingualism is positive for creativity and innovation.

A study commissioned by the Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (European Commission) on the links between multilingualism and creativity and innovation has recently been published. The study results conducted by an international team of researchers, covering all EU Member States, Norway and Turkey, indicate that multilingualism has a positive impact on human brain.

It shows, on the basis of a macro-analysis of other studies, that there is a link between speaking several languages and the ability to solve complex thinking processes. Moreover, the memory function benefits from the knowledge and use of multiple languages which in return can have a positive impact on global cognitive function. In particular, benefits were identified in relation to learning, complex thinking, creativity (imaginative activity), innovation (original and valuable new contribution to a system), interpersonal skills, mental flexibility and communication skills. Finally, it shall be noted that the study argues that multilingualism can be viewed as a phenomenon which can have a positive impact on regional innovation and economic growth.»

Pode ler o estudo AQUI.

(A propósito da aula de ontem)

I - Se depois de decretada a providência cautelar de arresto de imóvel e antes de ser deduzida ou decidida a oposição a tal arresto, a acção principal de que tal providência é dependência for julgada improcedente absolvendo os aí RR. (requeridos na providência) do pedido do Autor (requerente do arresto), não reconhecendo assim o direito que este pretendia fazer valer e que constituía fundamento de tal pedido, deve atender-se a tal facto na decisão da oposição ao arresto.
Na verdade, tal decisão da acção principal, ainda que não transitada em julgado, constitui um facto superveniente, que se deve ter como relevante dado que, com a oposição, não transitou em julgado o despacho que decretou o arresto.
Se na acção principal - onde o grau de averiguação, de convicção e de certeza vai muito para além do que é exigido numa providência cautelar, onde a prova é sumária ou de “mera aparência”- se concluiu pela inexistência do direito do autor, não se justifica a manutenção de um juízo sumário sobre a “provável existência do crédito” que foi efectuado anteriormente.
III - Não está assim em causa a aplicação do disposto no artº 389º nº 1 al. c) do CPC, ou seja a caducidade da providência, que só terá lugar se e quando a referida sentença absolutória transitar em julgado, mas tão somente a inexistência de um dos requisitos do arresto, ou seja, a probabilidade da existência do crédito.»

Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães

Parabéns Cabo Verde!

.
De acordo com a ONG Transparência Internacional Cabo Verde foi o único membro da C.P.L.P. que em 2008 melhorou a sua posição no ranking dos países menos corruptos. Esta avaliação é referente a 180 países e regiões e volta a ser liderada pela Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia.

Cabo Verde subiu do 49.º para o 47.º lugar, apresentando um nível de confiança entre os 3,4 e os 5,6 por cento.

Portugal caiu quatro posições, passando agora a ocupar o 32.º lugar, com um nível de confiança entre os 5,6 e os 6,7 por cento. Em compensação, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009, das Nações Unidas, Portugal apresenta a pontuação mais elevada entre os países da U.E. no que respeita à atribuição de direitos e serviços aos migrantes internacionais.


Hoje é o dia mundial da música

Um exemplo do seu poder universal (este dia foi instituído em 1975 para a promoção de valores de paz e amizade, por intermédio da música):



música europeia, de Johann Sebastian Bach, executada por uma artista oriental (de ascendência Koreana), Sarah Chang para deleite de ouvintes de todas as proveniências.